A educação infantil é uma fase de desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor. Desenvolve as habilidades e competências das crianças para seu crescimento na vida escolar.

sábado, 12 de julho de 2008

O brincar e o desenvolvimento criativo

Sendo a Educação Infantil a primeira experiência de educação escolar vivenciada pela criança, é de fundamental importância que esse processo educativo esteja voltado para o seu desenvolvimento integral, evidenciando suas características cognitivas, afetivas e psicomotoras. Segundo Vygotsky ¨o aprendizado é essencial para o desenvolvimento do ser humano e se dá sobretudo pela interação social¨.

Sabemos que brincar e jogar são fontes de aprendizagem. Essa atividade, aliada ao processo de ensino-aprendizagem oferece inúmeras oportunidades de interação. Para a criança, brincar é uma norma básica de expressão, parte integrante do fazer e do viver. Podemos ver na brincadeira uma articulação entre a imaginação e a imitação da vida. No jogo que é uma atividade voluntária a criança desenvolve suas percepções e concepções. Marcellino (1990) assinala: ¨(...) o brinquedo, o jogo, a brincadeira, são gostosos, dão prazer, trazem felicidade. (...)
Bibliografia: Escola: Caminhos e desafios 2006

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