A educação infantil é uma fase de desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor. Desenvolve as habilidades e competências das crianças para seu crescimento na vida escolar.

sábado, 12 de julho de 2008

A Educação Infantil - Samantha e Paulo Trida



A Educação Infantil no contexto escolar abrange pré-escolas e creches (formais ou não), pressupondo a existência de uma proposta pedagógica que contemple: o processo do desenvolvimento e da aprendizagem da criança; os conhecimentos acumulados historicamente pela humanidade relativos ao mundo social e físico; as produções culturais e artísticas e os conhecimentos socioculturais das diferentes populações.
O caráter eminentemente pedagógico da Educação Infantil no contexto escolar deve estar fundamentado na perspectiva de que a criança está inserida em determinado contexto social, e portanto, deve ser considerada em sua história de vida, classe social, cultura e etnia.
Nesse sentido, a escola considerada como espaço para a co-construção de novos conhecimentos sobre o mundo é aquela na qual a sua proposta pedagógica permite a permanente articulação dos conteúdos escolares com as vivências e as indagações da criança sobre a realidade em que vive.
Como as crianças são constituídas a partir de processos diversificados de relações sociais, a Educação Infantil não pode ser homogênea, nem padronizada. Há de se considerar que a escola esteja preparada para enfrentar e tirar proveito dessa diversidade de possibilidades de interação social, utilizando-a para esta co-construção coletiva de conhecimentos e habilidades.

Um comentário:

Fabiana Toti disse...

Oi Colegas...
Parabéns pelo trabalho, o assunto de vocês é bastante interessante e de grande enriquecimento para nosso cotidiano escolar...
Ótimas férias para vocês...
Beijinhos...
Fabiana